A triman
A partir de Janeiro de 2015, apareceu um novo logótipo regulamentar nos produtos a serem reciclados, sujeito a diretrizes de tri separação: a Triman.
O objetivo é informar o consumidor de que o produto ou embalagem não pode ser atirado para um caixote do lixo doméstico, mas deve ser separado ou levado para um ponto de recolha para ser reciclado.
Esta informação é mostrada por um logótipo que representa o contorno de uma pessoa que faz um simples gesto humano.
O ícone pode figurar no produto, na embalagem ou eletronicamente, num website.
Pneus, embalagens de cartão e papel impresso são os nossos produtos/embalagens que podem ser sujeitos a diretrizes tri.
Não estão cobertos os resíduos elétricos e eletrónicos (DEEE), baterias e acumuladores, bem como produtos químicos já identificados pelo logótipo do caixote do lixo riscado.
Só poderá devolver o seu DS em fim de vida gratuitamente se:
- O carro tiver até 9 lugares ou for um veículo comercial com menos de 3,5 toneladas
- O carro foi registado na UE
- Os principais componentes ainda estão presentes no carro
- O carro não contém resíduos
- A documentação original do carro for devolvida ao mesmo tempo que o carro
1. Entrega
Pedimos ao último proprietário do carro que o leve para uma instalação de recuperação autorizada no final da sua vida útil. Após verificação do carro, a entidade autorizada emitirá um Certificado de Destruição (CoD).
2. Pré-Tratamento e Despoluição
Em primeiro lugar, a bateria será retirada e os airbags serão neutralizados. O nosso parceiro DS irá então drenar o combustível restante e outros fluidos: óleo do motor, óleo da transmissão, fluido dos travões e líquido de arrefecimento do ar condicionado.
3. Desmontagem
O passo seguinte consiste em desmontar os componentes físicos e mecânicos para reutilização como peças sobressalentes ou para serem recondicionados. Se materiais como o plástico e o vidro forem considerados economicamente viáveis, serão também recuperados para reciclagem.
4. Armazenamento
Os materiais nocivos para o ambiente são recuperados e enviados para empresas especializadas na recuperação ou eliminação de resíduos.
5. Trituradora
Os cascos pré-tratados serão enviados para um triturador que segrega o VFV em pedaços e classifica a produção em várias frações para posterior reciclagem ou recuperação.
6. Tecnologia Pós-Trituradora (PST)
Estas frações de material segregado do triturador são posteriormente processadas com diferentes tecnologias (íman, corrente parasita, flutuação) para obter frações de material que podem ser utilizadas como matérias-primas secundárias valiosas.
7. Reciclagem / Recuperação / Aterro Sanitário
As frações de material da trituradora e da instalação PST podem ser recicladas (por exemplo, como substituto do carvão nos altos-fornos, meios de desaguamento nas lamas de depuração) ou recuperadas na indústria do cimento. Este processo permite uma recuperação de 95% do veículo e reduz drasticamente a quantidade de resíduos remanescentes para aterro.
Bateria
Para além da vida útil do veículo, a recolha e reciclagem de baterias tem sido assegurada desde 2010, em cooperação com os nossos parceiros especializados. Atualmente, a taxa de reciclagem de baterias da DS Automobiles excede a expetativa regulamentar (fixada em 50%), com uma taxa superior a 70% para as baterias de iões de lítio. O custo da reciclagem é suportado financeiramente pela Marca.
As baterias usadas podem também encontrar uma segunda vida útil através da sua utilização em sistemas de armazenamento de energia estacionários para casas individuais, edifícios coletivos e redes eléctricas