SM TRIBUTE: DEZ ANOS DE ARTE E ELEGÂNCIA

Um estudo de design em exposição no Chantilly Arts & Elegance

Paris, 11 de setembro de 2024
Uma narrativa entre a DS Automobiles e a sua comunidade
Na primavera de 2020, a DS Automobiles partilhou nas suas redes sociais uma série de desenhos denominados #SM2020. Estes desenhos foram o resultado de um concurso criativo interno entre os designers do DS DESIGN STUDIO PARIS sobre uma reinterpretação do majestoso SM introduzido em 1970.
“A nossa comunidade enviou-nos várias mensagens fortes durante esta partilha de esboços”, recorda Thierry Metroz. “A primeira foi que estava muito ligada aos modelos icónicos da nossa herança. A segunda foi que não queria que o design original fosse estragado.”

'“A nossa comunidade enviou-nos várias mensagens fortes durante esta partilha de esboços”, recorda Thierry Metroz. “

A primeira foi que estava muito ligada aos modelos icónicos da nossa herança. A segunda foi que não queria que o design original fosse estragado.”

A equipa do DS DESIGN STUDIO PARIS trabalha regularmente sobre o legado das históricas DS e SM, através de esboços que libertam a criatividade e alimentam o pensamento.
“Queríamos ir mais longe”, afirma Thierry Metroz. “Queremos alimentar o nosso legado através dos nossos ícones que são a DS e a SM. É daí que extraímos o nosso compromisso com o design de vanguarda."
“Queríamos ir mais longe”, afirma Thierry Metroz. “Queremos alimentar o nosso legado através dos nossos ícones que são a DS e a SM. É daí que extraímos o nosso compromisso com o design de vanguarda."
Mais do que um tributo, o SM TRIBUTE celebra dez anos de arte e elegância desde a criação da DS Automobiles e a sua participação no primeiro Chantilly Arts & Elegance, contribuindo simultaneamente para a investigação orientada para o futuro do DS DESIGN STUDIO PARIS.
“Estamos a trabalhar nos genes dos nossos modelos emblemáticos para alimentar a nossa investigação sobre a forma dos futuros modelos que surgirão no final da década”, confessa Thierry Metroz, Diretor de Design da DS Automobiles. “O que partilhamos, que data de 2020, e a nossa presença em Chantilly com o SM TRIBUTE são o testemunho desta atividade e da nossa investigação sobre o assunto.”
“Estamos a trabalhar nos genes dos nossos modelos emblemáticos para alimentar a nossa investigação sobre a forma dos futuros modelos que surgirão no final da década”, confessa Thierry Metroz, Diretor de Design da DS Automobiles. “O que partilhamos, que data de 2020, e a nossa presença em Chantilly com o SM TRIBUTE são o testemunho desta atividade e da nossa investigação sobre o assunto.”
Um tributo ao SM e um estudo de design muito atual

A mensagem transmitida pela comunidade DS Automobiles foi ouvida. A equipa do DS DESIGN STUDIO PARIS trabalhou como se o SM tivesse continuado a desenvolver-se ao longo das últimas cinco décadas.

 

O SM, nascido no início dos anos 70, encarnava o auge da inovação automóvel francesa. Este grand tourer era uma verdadeira concentração de tecnologia. O seu estilo aerodinâmico, concebido por Robert Opron, era simultaneamente elegante e vanguardista. Sob o capot, um potente V6 oferecia um desempenho excecional em estrada. Mas o que realmente fazia do SM um automóvel notável era a sua suspensão hidropneumática, herdada do DS, que lhe conferia um conforto de condução inigualável e uma aderência à estrada exemplar. Atualmente, o SM continua a ser um modelo de culto, procurado por colecionadores de todo o mundo. A sua combinação única de conforto, desempenho e inovação faz dele uma verdadeira lenda automóvel.

 

Se o SM impressionou, foi também graças ao seu interior luxuoso e meticuloso. Os materiais de alta qualidade, a construção de precisão e a ergonomia calculada criaram uma atmosfera especialmente requintada no interior. O painel de bordo, com os seus instrumentos circulares e o seu volante característico, era simultaneamente funcional e estético. O SM estava também muito bem equipado para a época, incluindo ar condicionado e direção assistida. Para além do seu caráter dinâmico, o SM era um automóvel capaz de oferecer um conforto de primeira classe aos seus ocupantes.

Esta leveza, que sugere dinamismo e eficácia, reflete-se na silhueta esguia mas musculada do SM TRIBUTE. A relação direta é fortemente caracterizada por uma frente icónica e um perfil dominado por um longo capô...

 

Frédéric Soubirou, Diretor de Design Exterior da DS Automobiles, afirma: “Inspirámo-nos no estudo de vários modelos SM, incluindo os protótipos e os dois SM presidenciais. Tinham um traço marcante, como uma assinatura. Davam a impressão de voar na estrada, eram muito aéreos”.


“Acrescentámos-lhe alguns símbolos muito atuais do nosso trabalho”, continua Frédéric Soubirou.

O look bi-tonal extenso foi trabalhado em torno de uma reinterpretação da cor Gold Leaf que estava na brochura em 1971, apresentando um verniz acetinado trabalhado com uma pátina artesanal e combinado com um preto especialmente colorido.

 

“Quisemos estabelecer pontes entre as diferentes épocas: os anos 30, quando as prestigiadas marcas francesas apresentavam carroçarias bicolores nos concursos de elegância, o ícone automóvel dos anos 70 que é o SM e os nossos projetos atuais com acabamentos como a pintura bicolor alargada, presente no concept DS AERO SPORT LOUNGE. Este tratamento tornou-se, de facto, uma imagem de marca dos designs da DS Automobiles”, afirma Vincent Lobry, Diretor de Design de Cor, Materiais e Acabamentos (CMF) da DS Automobiles.


O SM não tinha uma grelha superior evidente, que foi substituída por uma secção de vidro muito grande que revelava os módulos dos faróis e a chapa de matrícula. Cinquenta anos mais tarde, esta secção de vidro transforma-se num ecrã 3D que se ilumina até ao meio, enquadrado por uma assinatura luminosa composta por três módulos de cada lado - como no passado - reforçada por oito DRL com pontas de diamante e verticais, com base numa forma de tríade que se encontra num ponto como a proa de um navio.

 

O perfil mantém as linhas características do SM, seguindo o fluxo de ar da frente para a traseira mais estreita. Atrás de duas grandes janelas, o painel traseiro é cortado ao meio e continua a fazer a parte traseira flutuar em forma de S. Naturalmente, as rodas traseiras são parcialmente revestidas com peças amovíveis. 

 

Enquanto as proporções icónicas do SM se mantêm, com um comprimento de 4,94 m (+ 3 cm) e uma altura de 1,34 m (+ 2 cm), o SM TRIBUTE ganha sobretudo em musculatura e presença, com uma largura de 1,98 m (+ 14 cm). Em busca de eficiência, a distância ao solo passa para 12 centímetros (-3,5 cm). O SM TRIBUTE assenta em grandes jantes de 22 polegadas embelezadas com inserções aerodinâmicas.


O interior também mantém a linguagem do SM 1970

No interior, o design de 1970 também foi reinterpretado com a forma característica da parte superior do painel de instrumentos e até o desenho oval dos instrumentos. Fiel à alma vanguardista do SM, a visualização das informações é feita através de projeção e a “consola de ecrã” curva, ligada ao volante “steer-by-wire”, completa este espírito tão próprio da marca. O som e as luzes envolvem os ocupantes.

O interior é muito leve, com uma cor marfim composta por couro e Alcantara®. Uma grande vitrina na parte da frente do painel de bordo constitui um cenário extraordinário para acolher uma gama quase infinita de acabamentos e materiais! Os bancos continuam o estofo icónico do SM, com as suas almofadas horizontais.


“O design da parte superior do painel de bordo era uma assinatura forte com um crossover implícito”, afirma Luc Quirin, Designer de Interiores da DS Automobiles: “Mantivemos esta abordagem baseada na identidade, incluindo os resultados da nossa investigação. A visualização é feita por projeção, sem ecrã. O ambiente é mais imersivo, ao mesmo tempo que é menos restritivo para o condutor e os ocupantes”.

 

“O trabalho em pele gravado a laser nos painéis das portas evoca padrões inspirados nas artes decorativas. Esta tendência nasceu nos mesmos anos que o concours d'elegance. Os acabamentos em pérola remetem para os modelos atuais”, acrescenta Vincent Lobry, Diretor de Design CMF da DS Automobiles.

 

“Não se trata apenas de um retrato do SM”, conclui Thierry Metroz. “A equipa do DS DESIGN STUDIO PARIS divertiu-se com um projeto ambicioso. Respeitámos o espírito e os pormenores da conceção original. Fizemos uma transcrição e uma reinterpretação do SM. Mas como não é nosso hábito desligarmo-nos dos nossos outros trabalhos, incluímos muitos detalhes sobre os modelos da DS Automobiles e os nossos projetos futuros.”


TRIBUTE SM no Chantilly Arts et Élégance

Parceiro do Chantilly Arts & Elegance desde o seu início em 2014, a DS Automobiles apresenta o SM TRIBUTE por ocasião do décimo aniversário do concurso realizado nos jardins franceses do Château de Chantilly.

Instalado num espaço de 120 m2 ao lado de um SM original, o SM TRIBUTE participará no Concours d'Elegance de 15 de setembro. A DS Automobiles já faz parte da lista de vencedores do concurso mais premiado de França com o DS E-TENSE em 2016.

 

No evento anterior, o DS E-TENSE PERFORMANCE ganhou o Prémio Inovação e vários modelos do passado da DS Automobiles também ganharam o Concours d'État ao longo dos anos, incluindo o SM MYLORD (dois troféus) e o DS 19 LA CROISETTE (um troféu).

 

Para este ano, o SM TRIBUTE será acompanhado por uma vasta gama de SMs expostos na aldeia dos colecionadores. Os visitantes poderão ver ou reencontrar um SM OPERA de quatro portas, um SM MYLORD cabriolet, um SM de competição que participou nas 24 Horas de Spa-Francorchamps de 1974, um SM PROTO já visto no Rétromobile 2023 e outros SM de cores diferentes do Euro SM Club, graças à l'Aventure DS.

Para além da apresentação do SM TRIBUTE em Chantilly, conheça os bastidores da sua criação no site DSDESIGNSTUDIO.PARIS.