A génese de um novo ícone da DS

Revelação de um design único

A 12 de dezembro de 2024, tivemos o prazer de revelar o Nº8, o nosso coupé SUV de nova geração que redefine a mobilidade e os padrões de condução​ 100% elétrica.

 

Mergulhe no mundo do Nº8. Gostaríamos que explorasse os segredos do seu design através de conteúdos novos e exclusivos.

Comece a sua viagem exclusiva na génese do Nº8, destacando a perícia e a tecnologia de ponta utilizadas pela nossa equipa para garantir uma acústica e uma aerodinâmica incomparáveis, símbolo de uma viagem em primeira classe.

De DS AERO SPORT LOUNGE a Nº8

Timeline

2019
Redação do Manifesto Nº8, a verdadeira ponte entre o DS AERO SPORT LOUNGE e o Nº8
26 de Fevereiro 2020
Apresentação ao público do DS AERO SPORT LOUNGE
2020
Os modelistas moldam os primeiros modelos à escala real do Nº8 em argila (argila sintética)
2021
Maquete de conceção avançada apresentada a um painel de clientes
2022
Últimos ajustes de conceção
12 de Dezembro 2024
O Nº8 é revelado e inaugura uma assinatura que será utilizada nos futuros modelos da gama

2019
Redação do Manifesto Nº8, a verdadeira ponte entre o DS AERO SPORT LOUNGE e o Nº8
26 de Fevereiro 2020
Apresentação ao público do DS AERO SPORT LOUNGE
2020
Os modelistas moldam os primeiros modelos à escala real do Nº8 em argila (argila sintética)
2021
Maquete de conceção avançada apresentada a um painel de clientes
2022
Últimos ajustes de conceção
12 de Dezembro 2024
O Nº8 é revelado e inaugura uma assinatura que será utilizada nos futuros modelos da gama

Sabia que?

Desde o concept-car DS AERO SPORT LOUNGE, apresentado no início de 2020, o Nº8 já estava na mente dos designers.

 

Com a sua silhueta dinâmica, o Nº8 foi concebido para ser eficiente, encarnando o futuro dos SUV Coupés. Verdadeira obra de arte, com linhas fluídas​ e um interior espaçoso, combina a engenharia moderna e a perícia artesanal para um conforto excecional e uma grande autonomia em longas distâncias.

Nova assinatura luminosa

A assinatura luminosa vertical do concept car à frente e os faróis triédicos atrás foram transpostos para o Nº8, assim como a sua frente DS LUMINASCREEN.
Na frente, o Nº8 adota uma assinatura LED vertical denominada DS LIGHTBLADE. Esta assinatura fina e alongada é um símbolo dos modelos DS. Situa visualmente o automóvel na estrada e afirma a sua largura e o seu estatuto. Os faróis principais, alinhados horizontalmente, são definidos por 8 LEDs em forma de Clous de Paris, que ecoam as inserções em relevo do revestimento interior.
O Nº8 é o primeiro modelo da gama DS a adotar a assinatura luminosa vertical na traseira DS LIGHTBLADE. Os padrões em escama completam o interior dos farolins traseiros horizontais cónicos. No Nº8, estão alinhados e são agora tridimensionais, de modo a serem ainda mais visíveis à distância e a reforçar a sua identidade.

TEJADILHO E CAPOT BI-TON

Tal como no DS AERO SPORT LOUNGE, a pintura bicolor alargada utiliza um Preto Nero Pastello. Esta cor aparece no tejadilho, estende-se sobre o capot e sobe até à grelha. Este bi-ton alargado reforça ainda mais o caráter e a elegância do perfil e representa uma referência aos tempos áureos da construção de carruagens francesa.

 

A tecnologia "Paintjet" utilizada para criar a superfície preta da capota bicolor é uma novidade mundial na produção em série. O seu processo de aplicação não necessita de uma fase de cura, reduzindo assim as emissões de gases com efeito de estufa.

Interior elegante

No interior, o painel de instrumentos que envolve os ocupantes, os bancos cónicos e o cuidado com os materiais serviram de inspiração para o ambiente do Nº8, que privilegia o conforto e a calma.

 

A asa do painel de instrumentos envolve os ocupantes. Ilustra um "design sem costuras": simultaneamente decorativo, como uma peça de artesanato, e ultra-high-tech através da integração do sistema de som, das saídas de ar e das assinaturas luminosas. Realça na perfeição a aliança entre "High-Tech" e "High-Craft" que representa a alquimia entre a tecnologia e o saber-fazer de implementação do material (alumínio, madeira, etc...). A grande curva que forma o cockpit confere dinamismo e serenidade através da pureza do seu design.

 

 

 


Uma jóia de engenharia e perícia

Um nível de colaboração nunca antes alcançado entre designers e engenheiros de aerodinâmica e desempenho, com o apoio de especialistas em simulação numérica e testes em túneis de vento. Cada linha, cada pormenor foi pensado para ser eficiente sem comprometer a estética.
Para garantir o silêncio total no Nº8, foram efetuados testes rigorosos numa câmara semi-anecóica. Esta sala, concebida para absorver a maior parte do ruído ambiente graças aos seus diedros de material absorvente, permite atingir um nível de ruído extremamente baixo de 10 a 15 dB. O objetivo é analisar com uma precisão inigualável a poluição sonora emitida pelo automóvel, incluindo a do motor elétrico, para a eliminar ou reduzir o mais possível.
O design, os materiais, os estofos e os equipamentos foram cuidadosamente selecionados e testados para que o Nº8 atinja um nível excecional de conforto acústico, com um isolamento sonoro otimizado e uma redução dos ruídos parasitas. A imersão sonora é total, com o sistema Focal Electra 3D que inclui nada menos que 14 altifalantes e um amplificador de 690 W, para uma experiência de condução incomparável.

De aerodinâmica à aero-eficiência

Cada componente exterior e interior em contacto com o fluxo de ar foi cuidadosamente esboçada e, em seguida, prototipada. As performances aerodinâmicas dos conceitos propostos pelo projeto foram avaliadas através de simulações 3D, seguidas de testes em túnel de vento. Todas as combinações possíveis foram verificadas em protótipo para calcular o alcance da configuração. No total, foram quantificadas mais de 400 horas no túnel de vento e mais de 800 configurações.

 

Estas etapas permitiram reduzir o arrasto: os estudos permitiram ganhar 15 dm² e 60km de autonomia WLTP.

 

 

Conseguimos ultrapassar o desempenho do concept car DS AERO SPORT LOUNGE: combinando um motor potente e eficaz, este trabalho em sinergia com as diferentes profissões permitiu atingir uma autonomia de 750 km, ou seja, mais 100 km do que os 650 km do DS AERO SPORT LOUNGE.



Fique atento

Estamos a preparar conteúdos novos e exclusivos, com o objetivo de lhe proporcionar uma experiência única ao explorar o Nº8 sob uma nova perspetiva.

Descobrirá vídeos emocionantes, que revelam todos os detalhes do exterior e do interior do Nº8, apresentados pelos nossos apaixonados especialistas.


Convide amigos ou familiares a subscreverem a nossa newsletter para receber futuros convites da nossa parte.